abtl #1
dom
substantivo masculino
aptidão inata para fazer algo, esp. difícil ou raro; inclinação, talento.
Várias vezes eu já escutei e li que liderança é um dom e que sendo assim, uma pessoa só exercerá uma boa liderança se tiver nascido assim. Sabe quando somente um caso contrário invalida totalmente uma conjectura matemática? Pois bem, eu sou o caso contrário quando falamos que para ser líder precisamos ter o dom da liderança.
Vou te contar um pouco da minha história para provar como sou peça contrária. Na minha adolescência eu era muito recluso. Tinha poucos amigos, realmente não gostava de me relacionar. Basicamente eu gostava de ficar sozinho. Eu gostava só de estudar (o famoso CDF) e mais nada. Naquela época, eu era bem pobre e encontrava nos estudos uma saída para melhorar de vida, eu tinha muita vontade, mas eu realmente não sabia até onde eu conseguiria chegar.
Eu estou falando isso, porque eu nunca tive nenhuma aspiração tão grande de carreira lá atrás. Eu não vivia pensando em ser Head de lugar nenhum, de ter uma empresa e muito menos de virar chefe. Lidar com pessoas toda hora? Sai pra lá! Meu lance era tecnologia e na real, eu gostava e gosto muito de tecnologia, mas o que eu mais queria era ter uma vida melhor. Propósito? Nem sabia que isso existia!
Eu lembro exatamente do dia que eu recebi a proposta para coordenar uma equipe lá na Locaweb, a equipe do Email. Na época o segundo produto em receita da empresa. Um ano de carreira e só. Não era que eu já tinha trabalhado formalmente com outras coisas. Não. O meu gestor me falou, "Você está conseguindo avançar bem com processos, ajudando o pessoal com agilidade. Nós temos um time aqui sem coordenação, você quer tentar?".
Quando eu olho um pouco para o passado, talvez eu aceitei por medo de ser visto como alguém incapaz ou que não sabia aproveitar oportunidades. Foi meio forçado. Mas foi sim uma oportunidade e ela que me trouxe até onde estou hoje 6 anos depois. Eu entrei no time como desenvolvedor com a missão de que as pessoas me enxergassem como um líder.
"As pessoas me enxergarem como um líder." Fiquei pensando nos dias que se passaram. Sem parar. Eu sabia que eu não sabia. Eu sabia que eu não tinha dom nenhum para isso, inclusive não era a coisa que eu mais gostava, afinal, gente não era a minha praia. Só tinha uma coisa que eu sabia: se fosse possível aprender a liderar, eu aprenderia. Se não dependesse de ter um dom, eu me sairia bem.
Pois bem, quebrei a conjectura. Estudei tudo que vocês imaginarem. Li todos os livros que eu consegui. Falei com todo mundo que aceitou falar comigo. Errei. Aprendi. Não sabia falar em público. Não sabia controlar meu humor e minhas emoções. Não entendia as pessoas e o comportamento humano. Não era uma pessoa organizada. Não sabia gerir o meu tempo. Não sabia. Não sabia. Não sabia. Aprendi. Aprendi. Aprendi. e você também pode.
Não foi dom. Não nasci liderando. Não nasci com propósito. Mas no exato dia que eu aceitei liderar, eu sabia que eu não queria ser um chefe que prejudica a carreira e até faz mal para a vida das pessoas.
bravissimo, Pablito!
Obrigado Pablo