2022
abtl #3
ano
substantivo masculino
período de 12 meses, contados de 1 de janeiro a 31 de dezembro, ou a partir de qualquer dia.
época ou período cíclico anual em que se praticam determinadas atividades.
medida de idade, de existência.
Mais um final de ano e começo de outro. Mais um momento para pensar em como ser melhor no próximo ano. Mais um momento para escrever resoluções e objetivos que vão nos fazer crescer. É o que todos fazemos, não?
Quando comecei a liderar, eu tinha pra mim que todos nós precisamos de propósito. Bom, pelo menos as pessoas que trabalhavam comigo precisavam. “Como assim você não tem propósito? Como assim você não sabe aonde você quer chegar com a sua carreira daqui 5 anos? Como você vai chegar num lugar que você nem mesmo sabe qual é?”
Eu vivia “dando” lição de moral nas pessoas. Eu achava que eu tinha a razão, que eu estava certo. E eu fazia isso, porque eu “queria” ajudar as pessoas. Até que um dia, há 3 anos, um dos meus melhores amigos começou a namorar e levou a namorada dele lá em casa pela primeira vez e quando ela começou a conversar comigo, ele falou assim para ela (mal sabia ele que esse seria um dos feedbacks mais valiosos que eu recebi na vida) “Cuidado com o que você fala da sua vida porque vai começar a tomar lição de moral!”.
E ele falou isso numa boa, porque pelo que eu pude entender refletindo mais tarde, ele já estava acostumado comigo e como não era algo que o incomodava, então ele nunca havia pensando em me falar nada. Mas de fato, aquela fala, naquele momento, foi o que me fez entender que só porque eu achava que algumas coisas deveriam acontecer para mim, não me dava o direito de querer impor isso na vida das outras pessoas.
“Como assim você não tem propósito? Como assim você não sabe onde quer chegar daqui 5 anos? Você sabe que pode acabar chegando em qualquer lugar né, já que não tem controle da sua vida!?”. Sim, eu sei, agora eu consigo enxergar o quanto isso pode soar até assustador.
Não, ninguém precisa ter propósito. Na verdade, ninguém precisa fazer nada se não quiser. Tudo bem trabalhar pensando somente no dinheiro. É com dinheiro que a gente consegue ter uma vida melhor e ter momentos de felicidade (eu sei que não só com dinheiro, mas ele é parte bastante importante). Eu trabalhei pensando só no dinheiro por muitos anos e isso não me fez ser um profissional ruim ou sem vontade de dar o meu melhor. A gente se motiva e se engaja de maneira diferente.
Não, a gente não precisa pensar daqui 5 anos. Pra muita gente, só vai aumentar a ansiedade, vai aumentar o peso, que muitas vezes já é grande (a gente se cobra demais, porque a sociedade nos ensinou a ser assim). Hoje o que eu mais faço é deixar o discurso claro, falando para as pessoas que a escolha é delas e que independente de olhar para 1 mês, 6 meses, 5 ou 10 anos, eu estou lá para ajudá-las a avançar, do jeito delas, da maneira que é melhor para elas, não pra mim.
Foi quando eu entendi que a vontade estava em mim e não nas outras pessoas, que eu mais consegui ajudá-las e me ajudar também. Me ajudar a ser um líder melhor. E sobretudo, me ajudar a ser um ser humano melhor. Afinal, como eu sempre repito, liderança é sobre os outros e não sobre quem está liderando.
Hoje eu consigo conversar com as pessoas sem precisar que elas sejam avisadas que podem tomar lição de moral. Mas o que é lição de moral mesmo? Certo ou errado é questão de perspectiva.
Em 2022, espero ter você aqui novamente. Aproveito, para apresentar para vocês o logo da about to lead. Assim mesmo, todas as letras em minúsculo porque liderar é estar junto e não acima e com degraus que sobem e descem, porque nossa caminhada pode ser de dias bons e dias ruins, mas no final a gente continua caminhando.
Feliz 2022! #tamojunto!